História da ABTT

ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis foi fundada no dia 02 de novembro de 1962 em assembleia realizada na Escola Técnica da Indústria Químico e Têxtil (hoje SENAI-CETIQT) no Rio de Janeiro, e comemora no corrente ano cinquenta e sete anos de atividades ininterruptas.

Até 1989 os associados da ABTT eram exclusivamente "técnicos e engenheiros têxteis formados em instituições oficiais do Brasil ou do exterior". Desde então, manteve seu nome original, é uma instituição aberta a todos os profissionais atuantes na cadeia têxtil - vestuário, desde que possuidores de formação em nível de segundo grau ou superior, reconhecidos como tal pela legislação oficial do país, em âmbito nacional.

Em 2015, os associados decidiram que a entidade deveria ter maior abrangência no mundo textil – confecção – moda – design, e conservando a sigla ABTT a denominação foi alterada para ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA TÊXTIL, CONFECÇÃO E MODA.

0
0

A ABTT - Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda - tem entre seus principais objetivos, o de promover o intercâmbio de idéias e experiências entre os seus associados e os demais profissionais têxteis, bem como com entidades congêneres nacionais e estrangeiras.

Tem atualmente os seguintes meios de divulgação de artigos técnicos, novidades tecnológicas e acontecimentos relevantes da cadeia têxtil:


  • CNTT, congresso de caráter nacional;
  • CONTEXMOD, congresso para a apresentação e divulgação de trabalhos acadêmicos;
  • Site: www.abtt.org.br que contêm Boletim Eletrônico de periodicidade mensal, ou quando fatos relevantes justifiquem edições extraordinárias.

A ABTT busca difundir informações das mais recentes tecnologias através de Seminários Tecnológicos, realizados juntamente com as feiras do setor e em eventos separados, no período compreendido entre as edições dos CNTT's.

Os Seminários Tecnológicos da ABTT são realizados, de maneira geral, junto com as feiras MAQUINTEX, TECNOTÊXTIL, SERITEX, FEBRATEX, onde são oferecidas oportunidades às entidades e empresas apresentar, a um público especializado e interessado, composto de estudantes, magistrados e profissionais que atuam na cadeia têxtil – vestuário – moda dos locais, novidades em tecnologia de produtos e serviços, através de palestras técnico-científicas.